Idade de ouro com o Atari vídeo computer System

Marcadores:

E ai galera, este e um  conhecido entre tantos desconhecido, o saldoso Atari 2600, a história começa assim em 1976 a gigante Warner communications compra a Atari fundada pelo Norlan Bushnell de olho no promissor mercado de entretenimento, no final do ano seguinte em 1977 o Atari VCS ( Vídeo computer System)e lançado, ele impulsionou o mercado gamística e logo se transformou em um ícone da Década.
Seus 128 bytes de memória e 1.19 MHz de velocidade do processador da placa de vídeo marcavam a nova geração nos consoles domésticos.    
Com a "Know How" adquirido com o Home pong Norlan Bushnell( presidente da Atari) encantou o mercado americano com suas ótimas conversão de jogos de Arcade, daí em diante não mudariam mais o conceitos dos cartuchos introduzido pelo Channel F. nos mundo dos Vídeo games.
Ao contrario que todos pensam o Atari vídeo computer system( que mudou para Atari 2600 apos seu lançamento), não obteve vendas satisfatórias no começo de sua carreira, assim causando um grande atrito com o Presidente Warner e Bushnell, que acabou abandonando a companhia.Os executivos da Warner alarmados com iminente fracasso da nova plataforma "forçam" os produtores de periféricos e software entre elas a própria Atari  a munirem o mercado de jogos e Acessórios.
A estratégia  deu certo no inicio, dai a partir da década de 80 as vendas atingiram marcas estratosféricas para a época ai surgiram os clones do Atari 2600 inclusive a inclusão de módulos em outros consoles para rodar seus ótimos jogos e pela primeira vez na história jogos Pornôs( Custer's Revenge e Mystique são alguns exemplos). Mas  a superpopulação de jogos medíocres disponível para o console confundiu a cabeça dos consumidores que não sabia mais o que comprar que acabou deixando de comprar novos titulo, A venda do Atari 2600 cairam dai o tiro saiu pela culatra.        
A Atari ainda tentou uma reação para contornar a situação, lançando um periférico revolucionário mais o mercado já mostrava sinal de fraqueza e sete anos depois do lançamento do Atari 2600 afundou e levou todo o mercado com ele, este episódio histórico ficou conhecido como Crash do Vídeogame de 1984.     
   My First Computer
   
o My first computer veio para aumentar a popularidade do Atari 2600, ele prometia transformar o console em um poderoso computador pessoal, mais lançado tarde demais ele veio em 1983 ai o acessório sofreu com a concorrência predatória dos PC's mais modernos.
Com a crise a Warner acabou vendendo a divisão de consoles e computadores da  Atari, para a familia Tramiel em 1984, que deteve o direito sobre a Marca e fundaram a marca Atari Corp. A empresa tentou voltar a ativa com novos consoles e computadores mais sem sucesso.Em 1996 a empresa foi vendida para a fabricante de HD's  JTS que pediu concordata em 1998, e vendeu a empresa por menos de US$ 5 milhões para HIACXI Corp., divisão da Hasbro Interactive que ficou sendo dona das propriedades intelectuais da Atari.

Mais só em 1996 o grupo Time Warner vendeu a divisão Atari games( responsável por jogos de Arcade como Rush the Rock) para a WMS industries, dona da Midway games. Algumas conversões deste jogos ainda vinham com o logotipo Atari, mais em 2000 a empresa resolveu mudar o nome desta divisão para Midway game West, e o nome Atari game ficou no esquecimento.
E finalmente em dezembro 2000 a Infograme  comprou a Hastro Interactive e hoje em dia e dona da maioria dos clássicos que levaram o nome da companhia da década de 70 e 80 e ela também tem o direito de usar o nome e o logotipo da Atari.
     


2 comentários:

  1. é uma pena ver uma gigante dessas acabar desse jeito... tomara que um dia voltem... seria uma honra poder ter um console com a marca atari novamente

    ResponderExcluir
  2. Concordo Atari fez parte da infância de muitos jogadores de Hoje!!!

    ResponderExcluir

 
Geração N64 © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter