Controle
O controle em forma de tridente do Nintendo é único entre os sistemas de video game |
O controle é a principal interface do usuário com o N64. Em forma de tridente, o controle padrão do N64 tem 14 botões mais um joystick analógico. Os comandos incluem:
- 4 botões dispostos em uma plataforma direcional na parte superior esquerda;
- o botão start na parte superior central;
- 6 botões de ação na parte superior direita;
- 2 botões de ação na parte superior esquerda;
- 1 botão de ação na parte frontal direita;
- 1 botão de ação na parte inferior central;
- 1 joystick analógico na parte superior central.
Dentro do controle do N64 |
Apesar de ser possível configurar cada botão para efetuar uma ação específica e exclusiva, todos eles funcionam pelo mesmo princípio. Em essência, cada botão é um interruptor que completa um circuito quando pressionado. Um pequeno disco metálico abaixo do botão é colocado em contato com duas tiras de material condutor na placa de circuito no interior do controle. Quando o disco metálico faz contato, conduz eletricidade entre as duas tiras. O controle sente que o circuito está fechado e envia os dados ao N64. A CPU compara esses dados com as instruções para aquele botão no software do jogo e dispara a resposta apropriada. Há também um disco metálico sob cada braço da plataforma direcional. Se você estiver jogando uma partida na qual empurrar a plataforma direcional para baixo faz com que o personagem se agache, uma seqüência de conexões similar é feita desde quando é pressionada a plataforma até o momento em que o personagem se agacha.
O joystick analógico funciona de maneira completamente diferente do que os botões descritos acima. Duas rodas são posicionadas perpendicularmente na parte inferior do joystick. Quando o joystick se movimenta, as duas rodas viram levemente. Pequenas aberturas são feitas ao redor do perímetro de cada roda. As rodas são colocadas entre um LED(Light Emitting Diode) e um potenciômetro. A luz do LED, brilhando através das aberturas nas rodas das células, cria uma pequena quantidade de corrente. Quando a quantidade de luz muda, o nível de corrente muda também. Por meio do monitoramento da saída de cada potenciômetro, o N64 pode determinar o ângulo exato no qual o joystick é mantido, disparando a resposta apropriada.
Uma outra característica do controlador do N64 é a habilidade de adicionar opções por meio de uma abertura de expansão na parte inferior do controle. Uma opção popular é o Rumble Pack, que oferece uma realimentação de força. Este recurso fornece um estímulo tátil para determinadas ações em um jogo. Por exemplo, em um jogo de corrida, você poderá sentir uma vibração desagradável quando bate seu carro na parede.
A realimentação de força é obtida, na verdade, por meio de um dispositivo muito comum, um simples motor elétrico. O eixo de cada motor sustenta um peso desbalanceado. Quando o motor é alimentado, ele gira o peso. Como o peso está desbalanceado, o motor tenta oscilar. Mas como o motor está firmemente instalado dentro do Rumble Pak, a oscilação se traduz em uma vibração do próprio controle.
Mas você pode salvá-los usando os cartões de memória Flash especiais. O cartão é inserido na abertura da parte inferior do controle N64.
O controle N64 usa apenas três cabos para conectar o console: há o fio terra, um fio que fornece + 3,6 volts e um terceiro que carrega todas as informações. O controle envia a informação para cada botão em seqüência e, então, recebe os dados do console.
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