Manual prático para limpeza de Cartucho

Marcadores:

Essa dica serve para Nintendo 64, Nintendinho, Super Nintendo e outros games que utiliza Cartuchos(Fitas)
Certamente, uma das coisas mais chatas é colocar um cartucho no console que você está doido para jogar, mas que não roda. Não pega nem no tranco. Assopros, gritos, nada funciona. Mas não se preocupe, pois o que causa esse mau funcionamento pode ser apenas um pouco de sujeira. Aprenda aqui como limpar seu cartucho.Uma fragilidade dos Cartuchos é a incrível facilidade que o sistema tem de acumular poeira nos contatos.



Quando limpar?

É uma boa idéia limpar seus cartuchos e o inclusive o console regularmente, prevenindo-o de bugs em geral. Entretanto, é essencial limpar quando você tem os seguintes problemas:
1. Telas em branco / vazias / coloridas;
2. Gráficos danificados;
3. Games que param de rodar no meio do jogo;
4. Telas piscantes e problemas com a famosa 'luzinha'.




O que você precisa

1. Cotonetes
2. 
Álcool Isopropílico - Para limpeza dos contatos, excelente produto que pode ser encontrado em farmácias e lojas de equipamentos eletrônicos.Desinbripante tipo Óleo WD - Uma espécie de óleo que limpa proteje da umidade. Pode ser encontrado facilmente até em supermercados.
3. Uma chave philips ou chave especial. (dependendo da chave é um pouco difícil de encontrar, porem nós temos qualquer coisa é só entrar em contato conosco.



Para limpar o cartucho:
1. Após desparafuzar o cartucho, você terá que limpar os contatos do mesmo. Use um cotonete limpo com um pouco de Álcool Isopropilico ou ainda Óleo WD. Surpreenda-se com a quantidade de sujeira que será retirada dos contatos. É altamente recomendável usar uma borracha que apaga lápis antes de tudo para que você economize em cotonete(A melhor que utilizei foi uma Branca da Faber-Castell em vinil - TKplast ela tem um pegador verde)! Se você não tiver acesso a álcool isopropílico ou lubrificante WD, utilize 
um cotonete seco. Jamais utilize álcool caseiro devido a presença de água em sua composição. A água pode enferrujar os conectores. Quando o cotonete já não sair mais sujo após a limpeza, pare por aqui.

Caso não tenha chave faça como indicado na foto
2.Concluído, monte o cartucho novamente com o chip dentro, parafuse tudo o que foi desparafusado e por fim, use uma flanela com um pouco de Óleo WD para deixar o seu cartucho com uma aparência de NOVO e brilhando. Deixe o cartucho num canto para secar na sombra com a temperatura ambiente.
Obs.: Se você for um colecionador, envolva o cartucho em um "saquinho" de CD (dica boa) para proteger de poeira e umidade e curta sempre seus cartuchos "pegando de primeira" no seu console NES, Nintedo 64 ou outros.
3. Agora, tenha a certeza de que o cartucho está completamente seco. Insira-o em seu Console e ligue-o. É importante ressaltar que ele não pode funcionar logo de primeira. Nesse caso, é recomendável que coloque e retire o cartucho do console algumas vezes.

5. Se mesmo depois de todo o processo acima o jogo não roda, tente limpar seu console. é praticamente o mesmo processo, porem é interessante abrí-lo para a limpeza ter maior eficácia.
Fonte: Guia Mercado Livre e Renato OniLink N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Geração N64 © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter