3DO o primeiro 32Bits da história( História do Vídeogame)

Marcadores:



Você conhece Trip Hawkins? Não? Ele e nada mais nada menos que co-fundador da Eletronic Arts que na época já era consagrada com seus belos jogos de esporte para o Sega Genesis(que  até nos dias de hoje ela e consagrada entre as melhores produtoras de jogos), quer dizer Hawkins um cara visionário e excelente administrador, ele queria mesmo fazer algo que pudesse mudar o rumo da indústria de jogos, criando um padrão de hardware único assim como a JVC fez com os vídeos de VHS. E com sua idéia ele fez parceria com 7 diferentes empresas de grande porte e assim fundou a 3DO company em setembro de 1993 no EUA.
Eis Trip Hawkins 
Diferentes dos outros consoles o 3DO era licenciada para outras fabricantes para produzir o 3DO assim cobraria um "royaltie" de cada console vendido entre as empresas licenciadas estavam a Panasonic, Sansung,Toshiba, Sanyo, Criative labs, AT&T e  Goldstar e também cobraria uma pequena parte de cada jogo vendido
Este é o modelo do 3DO da Goldstar


Hawkins não queria que o 3DO só rodasse jogos e sim útil para toda a familia, assim a 3DO company esperava lançar software educativo e adulto, para atingir a maior parte do mercado. Mais os jogos ainda eram o foco principal que já no seu lançamento tinha mais de 700 Softhouses licenciadas entre Japonesas, americanas e Européias. E parecia que tudo era Flores para o 3DO mais foi um banho de água fria no lançamento do 3DO pois o console custava a pequena fortuna de US$ 700 e foi isso que acabou com os planos da 3DO company pois o consumidor não queria pagar tanto por um vídeogame de "luxo" e mais  das 700 softhouses que entraram apenas 50 apostaram suas fichas nos primeiros meses de 3DO, a restante sairão deste barco antes que fossem tarde de mais.então somente sobram algumas entre elas a EA ( acionista da 3DO company) Capcom e Cristal Dynamics para tentar completar este vazio que ficou.

Street figther estava presente no 3DO
Doom Não podia faltar 


O primeiro Fifa em 3D foi para o 3DO
Gex, na tentativa de fazer um mascote para o 3DO 
O indispensável The need for speed
Killing time 

Rebel assault 


 Samurai Spirit da japonesa SNK
Road Rash 3DO
PGA tour 96
De acessórios o 3DO  pode se orgulhar  pois teve um cartão MPEG para ver filme, controles, e volante, uma pistola controle espaciais para jogar jogo de avião, um modem chegou a ser anunciado pela AT&T porém foi cancelado e na fim da vida do console um cartão que o transformava em um 64Bits também foi cogitado pela 3DO bem como planos de fazer outro console o M2 mais ficou só no anuncio e na vontade pois nem mesmo um protótipo foi mostrado.

Outros modelos de 3DO:
Este foi outro modelo da Panasonic na tentativa de faze-lo mais barato

Este e o modelo mais raro da Sanyo
E mais foi o fim para o 3DO e para o sonho de Hawkins, mais o 3DO pode se orgulhar em ser o primeiro 32bits da história já que a Amiga CD32 era baseada num computador já existente, mais a 3DO ainda existe mais só produz jogos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Geração N64 © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter