A chegada do Sega Saturn( História do Videogame)

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A Sega com seu bem sucedido Mega Drive lançado em 1988, estava vendo que ele já estava ultrapassado e ele precisava de um sucessor a altura, pois com o fracasso do Mega CD e do 32X  a Sega decidiu usar todo seus recursos em um videogame de 32 bit, que teria como objetivo principal ter jogos 2D com qualidade de Arcade.
Como muitos já sabem naquela época o mercado de jogos estavam passando por uma revolução que era encabeçado pela própria Sega, em 1992 surgiu o Virtua Racing um jogo de corrida poligonal e em 1993 Virtua Fighter, o que na época era o que tinha mais avançado em jogo 3D, e com isso era mais do que claro que o novo console tinha que rodar jogos poligonais pois essa era a nova tendência.
Mais rumores dizem que o 32X era como um add-on para Mega Drive e era a primeira versão do Saturn que era chamado internamente de Jupter, porém a Sega decidiu incrementar o console quando ficou sabendo em 1993 a especificação técnica do Playstation o futuro concorrente. Com algum tempo de atraso o Sega Saturn chegou em 22 de Novembro de  1994, com 32 bits com uma complicada arquitetura interna que continham 8 processadores e capacidade para rodar jogos 2D e 3D.
O Sega Saturn Branco era a versão Japonesa







O Sega Saturn com seu um carisma e uma boa safra de jogos inicial no primeiro dia de comercialização  vendeu 170 mil console que chegou a 500 mil no Natal de 1994, o Sega Saturn vendeu 60% a mais que seu concorrente até então desconhecido Playstation dá para imaginar, com o sucesso do Saturn no Japão a Sega resolveu antecipar o lançamento do Saturn Americano para maio de 1995, ele custava nada mais do que US$ 400 que era um preço bem salgado então que queria jogar o tão esperado console de 32 bits tinha que desembolsar essa grana e o pior e que inicialmente só tinha títulos fraquinhos. O Saturn ficou famoso mesmo pelo bom gráficos 2D devido a boa memória para textura já falando em 3D foram poucos jogos realmente bons graficamente falando ele tinha um desempenho inferior ao Playstation.


Até mesmo Yu Suzuki o grande guru da Sega reclamava na dificuldade de se fazer jogo para o console e poder extrair todo o seu potencial( devido a dificuldade de programar para seus 8 processadores internos), seus jogos tinham que ser feito em linguagem de maquinas o Assembly ao invés do tradicional C/C++ que era usado praticamente por todos os desenvolvedores de jogos do Japão, Europa e EUA.
Essa foi o principal erro do console  que perdeu títulos para o concorrente Playstation que era mais simples de programar e para não deixar nenhuma curiosidade passar em branco Sonic o principal personagem da Sega não teve nenhum título de plataforma para o Saturn mais Sonic Xtreme foi anunciado mais nunca lançado, mais nem tudo foi perdas ou derrotas o console até teve bons títulos então vamos ver alguns:


O Saturn teve bastante acéssorios como Controles de Arcade, volantes, cartão de memória em formato de cartucho de backup e alguns cartuchos de expansão de memória de 4MB ultilizado principalmente em jogos 2D.
Mais um acessório mais curioso era o Net Link ele era um cartucho com um modem para acessar a Internet:
Net Link
Apesar de ter bons títulos o sega Saturn teve um inicio maravilhoso mais logo perdeu espaço para o Playstation pois as principais produtoras de jogos preferiam produzir jogos para o concorrente por ser mais fácil de se programar e tinham gráficos mais bonitos e o custo de produção era mais barato, com Marketing fraco e falta de variedade de jogos o Saturn acabou sendo sepultado de vez  um console que teve base forte no inicio e 4 anos depois uma base fraquíssima. o Saturn foi descontinuado em 1998 mais seu ultimo jogo foi lançado em Dezembro de 2000, ainda hoje o console tem muitos fãs eu mesmo tenho um amigo que tem o console e muitos jogos originais até mesmo o controle analógico, esse e um bom videogame que recheia a história e faz os colecionadores muito felizes ate +++ galera.......
Controle analógico do Saturn 


  

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