A Saga da Rare ( história do vídeo game)

Marcadores:

Inicio de toda a Historia:
Todos os Fãs de Nintendo ficou decepcionado com o rompimento de uma parceria que realmente era um sucesso!!!! Mais pouca gente sabe que essa história de sucesso começo em 1979 tudo começou graças aos Irmãos Tim e Cris Stamper que trabalhavam como programadores na pequena cidade de Ashby de la Zouch na Inglaterra.
A experiência inicial nessa área possibilitou um grande salto em 1982 em plena época de Ascensão dos games para computadores doméstico os Stampers, aliados à Irmã Louise aos amigos John Lathbury e à Carol esposa de Tim, fundaram a Ashby Computer Graphics( ACG), uma companhia dedicada ao desenvolvimento de games, sob o nome de fantasia Ultimate-Play the game ,esse lendário Grupo ficaria conhecido por revolucionar o cenários do sistema de videogame 8Bit, além dos gráficos revolucionários eles tinham um foco pesado na jogabilidade algo bastante raro na época!!
O primeiro game foi Jetpac para o computador Spectrum, e alcançou a marca de 300 mil unidades vendidas na Inglaterra. Depois entre 1983 e1986 foram lançados dezenas de titulos para as plataformas: Spectrum, commodore 64, VIC-20, Amstrad CPC, Acorn BBC e MSX.
Em 1985 quando o mercado de computadores doméstico encontrava-se em declínio na Grã-Bretania o grupo da Ultimate decidiu tomar um rumo as plataforma de 8bits da Nintendo o famoso NES (Nintendinho). apos mostrar um vídeo demo a Minoru Arakawa até então presidente da Big N americana, com amostra do que os Irmão Stamper eram capazes de fazer no novo console da Nintendo, ganharam carta branca para desenvolver jogos, e assim nasceu a Rare, com uma nova sede em Twycross e uma divisão em Miami, nos Estados Unidos.    
Alguns jogos da Rare para consoles Nintendo

O selo Ultimate-Play the game foi então vendido para companhia US GOLD, que lançou os poucos game que ainda foram desenvolvidos sob esse nome, assim iniciou-se um vínculo de crescente confiança entre a Nintendo e aquela pequeno estúdio, que acabou sendo uma grande empresa ( Rare). Em 1994 já no auge da era 16bit a Rare desenvolveu a tecnologia mais revolucionária daquela geração a ACM ou Advanced computer Modeling, para a ressurreição do clássico Donkey kong Country, assim impressionado os executivos da Nintendo e trataram logo de comprar 25% da empresa transformando se em subsidiária e garantindo o direito de exclusividade para seus consoles mais tarde comprou mais 24% totalizando 49%. Com isso a Rare aumentou para mais de 250 o seus quadro de funcionários e ganhou muito mais liberdade para expandir suas idéias.   
Depois de obter sucesso  em muitos títulos do N64, a Rare inaugurou sua nova sede ainda nas vizinhanças de Twycross, interior da Inglaterra. O enorme complexo foi batizado de Manor Park custou quinze milhões de dólares e levou 5 anos para ser concluído. 

Resumo:
Rare, Ltd. e uma Empresa Inglesa que Desenvolve jogos para videogame, ela foi fundada em 1983 pelos Irmãos Tim e Chris Stamper . A Rare trabalhou Durante muitos anos como parceira da Nintendo , porém em 2002 foi comprada pela americana Microsoft. Os jogos produzidos pela Rare que sempre eram bem vistos pois a empresa utilizava da mais alta tecnologia, utilizando últimos recursos gráficos disponíveis na sua época e uma das série mais famosa que mostra esta versão e a Donkey Kong para Super Nintendo podemos ver que ela utilizou gráficos 3D pré renderizado no Super Nintendo que era uma plataforma 2D. No N64 ela consagrou com o Goldeneye 007, e revolucionou os jogos de tiro em primeira pessoa mais outros games de grande nomes também apareceram no n64 como Perfect Dark, Banjo kazooie, Diddy kong Racing, Killer instinct, Conker Bad Fur Day entre outros.
A Separação o que Motivou?

Alguns Membros que trabalharam Como Peças-chave dos Projetos de GoldenEye e Perfect Dark deixaram a Rare em 1998 para fundarem sua Própria Empresa, a Free Radical Design .
Em Setembro de 2002 os Irmãos Stamper venderam 51% das Ações da Empresa para a Microsoft, Pela quantia de US$ 375 milhões em seguida, a Nintendo vendeu sua parcela 49% das Ações que possuía a Rare Passou então a desenvolver jogos exclusivamente para  consoles da Microsoft. entre 2000 o final das vendas da Rare para a Microsoft mai de 50 empregados deixaram a Empresas, e outros 30 abandonaram seus empregos pouco tempo depois, o triste e que o primeiro jogo da Rare para o XBox (Grabbed by the Ghoulies) foi um grande fracasso.
Agradecimento:
E ai galera essa História foi uma sugestão de um dos nossos leitores, ele se identificou como XEGG, a Geração N64 Agradece a sugestão e lembrando que todos podem ajudar a Geração ser cada vez melhor dando Sugestão e opiniões? Valeuuuuuu!!!! 
Geração N64




       

2 comentários:

  1. Cara muito obrigado!
    eu fiquei decepcionado com fim da parceria, eu demorei para ficar sabendo, pois eu perdi a 6ª geração do Nintendo GameCube, que eu acredito que foi um videogame mal aproveitado pelo motivo da venda da Rare. Hoje com o meu Nintendo Wii, eu acredito que ela deu a volta por cima novamente.

    ResponderExcluir
  2. todos nos fãs de Nintendo ficamos decepcionado pois a Rare era uma grande empresa e junta com a Nintendo formavam uma bela equipe mais fazer o que não é mesmo!!!

    ResponderExcluir

 
Geração N64 © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter